sexta-feira, 3 de março de 2006

A receita do Doutor -(coluna do Sócrates de hoje, 03/03/06, no Jornal Agora)

Agressão contra a massa

Todas as evidências me levam a acreditar que a escola de samba Gaviões da Fiel tenha sido deliberadamente rebaixada pelo simples fato de querer competir e, por isso, ter lutado pelos seus direitos - adquiridos -. Temos, em nosso país, um histórico lamentável de abuso de poder.

Talvez seja um exagero determinar esta flagrante discriminação através deste conceito, mas modificar as regras do jogo para contemplar alguns interesses menores sem avaliar as suas conseqüências é quase que uma endemia por aqui. Não tenho dúvida em afirmar que quem anima, valoriza e empolga o carnaval paulista é principalmente esta escola de samba. Sem ela, tudo se tornará mais triste, desinteressante e frio. Porém, estão fazendo de tudo para que os integrantes da agremiação decidam abandonar este braço festivo da fiel torcida corinthiana.

Dizer que a causa é exatamente esta relação entre a bandeira corinthiana e a dos gaviões é esquecer que exvlusividade de ação não é exigência para as organizações sociais do nosso país, sem esquecer que a própria Liga das escolas de Samba aceitou de bom grado a participação da Gaviões da Fiel em suas fileiras e sem seus desfiler por mais de uma década.

No fundo, no fundo, acredito que mais que os argumentos propostos, o que está em jogo é o claro aumento da politização dos líderes da gaviões da fiel. Os poderosos nunca vão querer que a massa se organize, esta é a mais pura verdade.

Nenhum comentário: